Como dito já no título, o texto desta seção foi redigido assim que P.T. foi anunciado, porém atualizado posteriormente. A primeira parte do texto veio primeiro e as novidades estão no final.
P.T. (ou Silent Hills Playable Teaser) é a versão demo do suposto novo Silent Hill a ser lançado. Foi anunciado discretamente durante a E3 de 2014 como algo produzido pelo "7780s Studio", desconhecido de todos. Era um teaser interativo (nada mais é que a demo de um jogo, no final das contas) exclusivo para PlayStation®4 e, até o dia em que surgiu, ninguém sabia absolutamente nada sobre ele.
Então vários jogadores baixaram a demo e foram jogar não, foram cheirar, Pedro Bó!. Inteiramente em primeira pessoa, a demo não ensina a jogar exceto pela indicação do uso do botão R3 em determinado momento. Você anda pelo corredor de uma casa, repleta de fotografias, garrafas e latas de bebida e alimentos espalhados, e coisas bem esquisitas acontecem. O objetivo não fica nem um pouco claro (e isso foi proposital) quando você joga pela primeira vez. O fato de o corredor ser "eterno" (você sai e volta sempre para o mesmo local) ajuda a confundir ainda mais.
Depois de muito custo (acredito eu que não tenha sido fácil para ninguém terminar a demo sem informação nenhuma sobre ela), surge a revelação derradeira: P.T. é o teaser de um novo jogo da série! A sigla P.T., em Inglês, significa Playable Teaser e o suposto nome do novo jogo é Silent Hills (sim, com um S no final). Quando o nome dos produtores aparece na tela os fãs já entram em êxtase: Hideo Kojima (que é "só" o produtor da série Metal Gear, também da Konami) e sua produtora, a Kojima Productions, e Guillermo Del Toro (dispensa apresentações, não?). Brota então o nome de um ator que emprestará seu visual e mocap ao protagonista: Daryl Norman Reedus (os fãs de TWD piram). Com esses três, todos já saíram anunciando que o jogo vai ser um sucesso e tal, mas acho meio precipitado dizer isso. É claro que ninguém contesta a capacidade deles, Kojima produziu muito bem Metal Gear e Del Toro tem um excelente currículo, porém quem sabe o que vão fazer como produto final... E Norman Reedus participou de The Walking Dead, mas já fez algum jogo antes?
Para encerrar essa breve(?) apresentação, vale dizer que o jogo planeja ser lançado apenas para PS4 e que a demo, como deixa bem claro no final, "não tem relação direta com o título principal". Dizem que Kojima já afirmou que o jogo não será em primeira pessoa, mas terá algumas partes (assim como foi com Silent Hill 4: The Room).
O ambiente da demo é perfeito, opressivo e te deixa incomodado(a), apesar de não ter muito aquela cara de Silent Hill. As músicas são ótimas, os efeitos sonoros idem, os gráficos são simplesmente fantásticos (perto do final você literalmente nao sabe se está jogando, assistindo a uma CG ou vendo uma cena real) e tudo isso ajuda a criar um certo hype e a nos fazer esperar por coisa boa. A equipe de produção é quase inteiramente de Japoneses, o que também dá muuuita esperança de que o jogo volte a ser o que era antes. Kojima, que carrega a Konami nas costas (Metal Gear, Castlevania e agora Silent Hill), é com você; por favor, não decepcione os fãs que já cansaram de levar soco na cara com os últimos lançamentos relacionados à série.
Bom, aqui vem a parte menos boa, das atualizações...
Não muito tempo depois da demo ter sido lançada, surgiram rumores de que Hideo Kojima estava com problemas com a Konami, e até mesmo planejava deixar a produtora. Em seguida, os rumores provaram-se fatos e o inevitável aconteceu: ele anunciou sua demissão e deixou a equipe de produção de uma das produtoras mais conhecidas do mundo. Estava praticamente selado o destino de Silent Hills, ao menos com a participação de Kojima.
O próximo a se desligar da produção foi Del Toro, que inclusive demonstrou sua frustração por não poder, finalmente, se dedicar a um jogo completo. Com eles, Norman Reedus também se retirou e os projetos foram para o limbo dos videogames.
Mas o pior ainda não era isso. A Konami, muito famosa ultimamente por destruir suas séries e, com elas, as esperanças dos fãs, fez algo que revoltou ainda mais a comunidade gamer: retirou do ar a demonstração de P.T., ou seja, quem já havia baixado ainda continuaria com a demo, mas quem ainda não tinha, jamais poderia baixar novamente. Quem já tivesse adicionado à biblioteca mas apagado também não poderia fazer outro download, pois os arquivos foram completamente removidos.
Com isso, surgiram na internet unidades de PS4 valendo até 3 mil dólares (!) apenas porque continham em seu disco rígido o jogo em questão. Surgiu também um método que permitia baixar novamente, mas era bastante arriscado e todo mundo preferiu deixar pra lá.
Com isso, P.T./Silent Hills, a continuação que todo fã esperava, acabou e entrou para a lista (cada vez maior) da Konami de jogos deixados para trás e séries esquecidas. As esperanças foram abaladas e, sinceramente, será extremamente difícil recuperá-la. Sem absolutamente nenhuma luz no fim do túnel, nós fãs nos manteremos fiéis aos jogos antigos e ao nome que a série construiu tão bem.