A MARCA DE SAMAEL, O SELO DE METATRON E O DISCO DO SOL
Obviamente todos os fãs de Silent Hill conhecem a famosa Marca de Samael, o Selo de Metatron e o Disco do Sol (Halo of the Sun), símbolos amplamente utilizados (e por vezes até explorados demais) em vários dos jogos da série. Porém, nem todos conhecem o verdadeiro significado ou entendem o que eles realmente representam. Pensando nisso, resolvi criar esta seção, visando esclarecer ao menos um pouco sobre todo o misticismo por trás desses símbolos. Não conheço muitas fontes com informações e infelizmente uma das que conhecia, com a maior quantidade de informações, saiu do ar. Peço desculpas aos fãs e deixo claro que este artigo não é completo, ou seja, será complementado conforme mais informações surgirem. Como quase nenhuma das fontes é oficial, não é possível comprovar a veracidade dos fatos descritos aqui. Se algo estiver incorreto ou se você tiver alguma informação adicional e quiser enviá-la, utilize a seção Contato e seu texto será adicionado a este artigo com os devidos créditos. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Antes de qualquer coisa preciso esclarecer que muita gente confunde três dos símbolos presentes nos jogos. Há a Marca de Samael, o Selo de Metatron e o Disco do Sol, descrito aqui. Não é possível culpar ninguém por isso, pois com o "excesso" de elementos e simbologia mística e religiosa do jogo fica fácil confundir.
MARCA DE SAMAEL/MARK OF SAMAEL
Iniciemos seguindo a mesma ordem dos jogos. A Marca de Samael, presente e citada no primeiro Silent Hill, na verdade não existe; ela é descrita apenas por Dahlia de forma a enganar Harry, fazendo-o crer que algo terrível está dominando a cidade e convencendo-o a ajudá-la a capturar Alessa. Dahlia diz no primeiro jogo que a Marca está se espalhando pela cidade e sabemos que é Alessa, com seu poder psíquico, quem faz com que a cidade seja envolta em trevas e o símbolo apareça por quase toda parte quando chegamos ao chamado "mundo alternativo". A Marca de Samael pode então ser considerada a mesma coisa que o Selo de Metatron (se repararmos no símbolo desenhado no amuleto que Heather pega no final do estágio do Hospital em Silent Hill 3, perceberemos que não é o Disco do Sol desenhado e sim a "Marca de Samael"). Em resumo, a Marca de Samael e o Selo de Metatron são a mesma coisa.
SELO DE METATRON/SEAL OF METATRON
Retirado do guia oficial de Silent Hill: O Selo de Metatron é uma espécie de feitiço de aniquilação e tem seu nome derivado de um dos arcanjos da Kaballah (Cabala). Alessa, aprisionada pelo feitiço do culto em um mundo de pesadelos e agonia sem fim, desejou sua própria morte. Como não podia morrer devido à influência da divindade malevolente do culto (Samael?), ela decidiu usar o poder do Selo de Metatron para aniquilar sua vida. Assim que Cheryl e Alessa tornaram-se uma ela conseguiu o poder de livrar-se do feitiço do culto, porém isso também resultou na descida do deus do culto. Alessa, então, estava dividida numa corrida entre a maturação do deus e a conclusão do selo. Se o selo fosse completado, Alessa e todos os outros (Harry, Cybil, Dahlia, Kaufmann e Lisa) seriam aniquilados. Porém, o poder do selo era questionável (Claudia diz em Silent Hill 3 [sic] "O que você acha que pode fazer com isso? Você realmente acha que ele pode matar Deus?"). Há a possibilidade, então, de Alessa ter usado seus poderes mentais de auto-sugestão para livrar-se da influência do deus malevolente do culto e tentar sua própria morte. Como Dahlia sabia que Alessa desejava acabar com sua própria vida, ela preparou-se para o pior e evitou que isso acontecesse. Para isso ela usou Harry.
DISCO DO SOL/HALO OF THE SUN
Ao contrário da Marca de Samael e do Selo de Metatron, o Disco do Sol não possui tanta informação precisa e/ou oficial sobre seu significado. Muito do que se sabe sobre ele é mera especulação ou investigação, julgando as traduções feitas a partir dos caracteres e da simbologia utilizada nele.
O primeiro ponto a analisar é a composição do disco: dois círculos concêntricos, com caracteres entre eles (mais precisamente, runas) e no centro mais três círculos, intercalados com outros três símbolos e um quarto símbolo central. Entre as runas há um olho e três símbolos quase indecifráveis. Nos quatro cantos, por fora de tudo, há outros quatro símbolos (posicionados como pontos cardeais em uma bússola). De acordo com um dos documentos encontrados em Silent Hill 3 (intitulado "Sobre o Símbolo do Culto (About the Cult's Symbol)"), o símbolo representa um grupo religioso (conhecido amplamente na cultura de Silent Hill simplesmente como "O Culto"). Os dois círculos exteriores representam caridade e ressurreição, os três circulos exteriores são passado, presente e futuro.
Agora começa a parte interpretativa onde cada elemento do disco recebe um significado diferente de acordo com determinada cultura ou contexto. Seguirei a mesma ordem na qual eles foram apresentados e explicarei aos poucos suas funções.
- Runas escritas entre os círculos exteriores: para determinar e chegar à "tradução" desses caracteres recorri a muita pesquisa sobre todos os tipos de caracteres rúnicos. Acha-se que há somente um alfabeto, o mais conhecido, mas existem outros; o conjunto de letras usadas na composição do disco é completamente diferente e possui outra tradução. Utilizando-me do alfabeto que encontrei e começando a partir da palavra à direita do olho, lê-se em sentido horário: alizer alessa dahlia incubas. A palavra "Alizer" não possui significado óbvio na mitologia do jogo, porém pode-se interpretá-la como sendo a "Alessa santificada" que enfrentamos no final do primeiro jogo. Alessa e Dahlia são nomes completamente óbvios e "Incubas" refere-se à forma de Samael/Incubus também do final do jogo. A grafia pode soar errada, porém como o contexto do jogo é todo japonês, fica óbvio que optou-se por mudar a pronúncia deixando-a mais próxima do inglês (assim como bus pronuncia-se "bâs", incubus pronuncia-se "incubâs").
- Símbolos intercalados com os três círculos internos: ainda usando como pedra fundamental os caracteres rúnicos, esses três símbolos são traduzidos como as letras D J R (todas maiúsculas, pois há diferenciação no alfabeto encontrado). O significado mais amplo não foi perebido, já que as iniciais não remetem a nada em particular. Provavelmente o simbolismo está ligado ao significado visual, as três fases da Lua: Crescente, Cheia e Minguante, representando também os três estágios da mulher (moça, mulher e velha) e com uma possível ligação com as três encarnações de Alessa (Alessa por si só, Cheryl e Heather).
- Quarto símbolo central: esse símbolo não encaixa-se em nenhum dos caracteres rúnicos de nenhum dos alfabetos encontrados, e seu significado ainda é desconhecido.
- O Olho: assim como em várias culturas representa o Olho de Deus, também conhecido como "O Olho Que Tudo Vê". Em Silent Hill 3 encontramos uma carta de Tarot com o nome de O Olho da Noite (The Eye of Night).
- Três símbolos entre as runas: no sentido horário, o primeiro deles não possui aparência nem significado perceptível. O segundo remete a algo com uma espécie de tridente e o terceiro aparenta ser uma balança com dois outros símbolos (círculos novamente) e dois dos quatro outros símbolos que estão nos quatro cantos exteriores da imagem e serão explicados no próximo tópico.
- Quatro símbolos nos pontos cardeais: o símbolo superior aparenta ser o signo de Touro, o direito o signo de Gêmeos, o inferior Libra e o esquerdo Aquário. Em uma curta pesquisa sobre as divindades regentes de cada signo percebeu-se que os correspondentes astrológicos gregos e romanos são nomes que já apareceram em alguns dos jogos, tais como Mercúrio e Vênus. Além dos correspondentes greco-romanos, vale lembrar que em Silent Hill havia um enigma envolvendo signos do zodíaco, embora não com significado tão profundo.
Com isso encerro este pequeno artigo sobre alguns dos símbolos mais utilizados e conhecidos da mitologia de Silent Hill. Espero ter ajudado a compreensão ou ao menos o entendimento do significado direto de cada um deles, fazendo com que seu contexto seja apreciado além da mera colocação no jogo.
Artigo redigido por James Sunderland, do site SILENT HILL NET. A cópia ou distribuição não são autorizados. Para divulgação, por favor, indique o link oficial do site e o caminho até este artigo. Em breve disponibilizarei uma versão em PDF para facilitar a impressão e/ou divulgação.
Voltar